Entenda porque junho é o mês do orgulho LGBTQIAPN+
Nas décadas de 1950 e 1960 os Estados Unidos tinham uma legislação anti-homosexual, já que práticas homossexuais foram consideradas crimes até 1962 em todos os estados do país. Em 1969, ano da revolta, a prática já não era criminalizada, mas muitos estabelecimentos comerciais que eram frequentados por gays e lésbicas eram atacados e perseguidos pela polícia.
Na cidade de Nova Iorque apenas um bar era abertamente gay, o Stonewall Inn, que ficava no bairro do Greenwich Village. Na noite de 28 para 29 de junho, o que era para ser uma batida policial comum tornou-se em revolta. Um grupo de homossexuais se recusou a ser revistado pela polícia, iniciando um confronto e revoltas que duraram 5 dias até que foram totalmente contidas.
Ainda assim, a luta dos LGBTQIAPN+ por direitos ganhou apoio e visibilidade, de modo que até o final de 1969 muitas cidades americanas passaram a ter organizações pelos direitos dos homossexuais. E, no de 1970, após 1 ano das revoltas, aconteceram as primeiras passeatas do orgulho gay nos Estados Unidos.
O que significa LGBTQIAPN+
A sigla LGBTQIAPN+ remete à diversidade sexual existente entre os humanos e significa: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Intersexuais, Queer, Assexuais, Pansexuais, Não binários, dentre outros. Na década de 1990, alguns movimentos culturais e políticos utilizavam a sigla “GLS”, (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), para se referir à comunidade.
Com o tempo, outras expressões sexuais conquistaram visibilidade e relevância política dentro dos próprios movimentos LGBTQIAPN+ e passaram a ser representadas também pela sigla do movimento.
Dados para entender a luta contra a homofobia no Brasil
Como vimos, as passeatas do movimento LGBTQIAPN+ estão historicamente relacionadas com protestos de acesso à cidadania e a direitos. Listamos abaixo alguns dados para que se possa entender a importância da luta contra a homofobia no Brasil.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com base nos dados obtidos pelo Disque 100, referentes à 2017, sobre a população LGBT, constatou que:
Além disso, as denúncias feitas por LGBTs mostram como o grupo ainda é vítima de violência:
Criminalização da homofobia
Em 2019, a LGBTfobia tornou-se crime no Brasil. Por meio de uma votação, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por um placar de 8 votos a 3 que a discriminação contra homossexuais e transexuais é um crime com pena prevista de 1 a 3 anos de prisão, além de multa.
Muitos anos se passaram e ainda convivemos com atos de ódio e discriminação contra o público LGBTQIAPN+. Pensando nisso, a equipe da Villa Bella criou um vídeo emocionante mostrando que aqui todos são recebidos da mesma maneira: com receptividade, amor e um forte abraço. Que o mês de Junho seja marcado sim por lutas que perdurem por todo o ano.
Confira o vídeo abaixo:
Fonte: https://querobolsa.com.br/revista/entenda-porque-junho-e-o-mes-do-orgulho-lgbtqiap
Reserve hoje mesmo sua hospedagem na Pousada que é a extensão da sua casa em Búzios.
Telefone: +55 (22) 2623-4619 / +55 (22) 98828-8166
contato@villabellaferradura.com.br
© 2023 Todos os direitos reservados
R. F 4, 9 - Praia da Ferradura, Búzios - RJ, 28950-000 R. F 4, 9 - Praia da Ferradura, Búzios - RJ, 28950-000
CNPJ: 07.789.573/0001-95 CNPJ: 07.789.573/0001-95